domingo, 12 de outubro de 2008

Por que odeio tanto

Eu estava indo pra o fim do ônibus, pois eu já ía descer.Quando vejo, um menino, realmente um menino,devia ter no máximo 15 anos.Um menino que vai ficar um homem lindo. Daí, quando passei por ele para descer do onibus, a decepção: uma catinga insuportável de cigarro.Era dele mesmo.Não tinha dúvida.
Tudo começa quando são adolescentes. Assim, foi com todos os meus amigos que hoje são fumantes loucos pra deixar o vício. Começaram na época do colégio, no primeiro ano do segundo grau, ou antes. Era um prova de masculinidade, ou por que só por que impressionava os outros. Fumar era um ato de " eu posso". Um ato rebelde e independente.
Assim, fumam escondidos dos pais e dos próprios coordenadores do colégio, jurando que por enganar os outros ele se tornaria o mais fodão da turma. Mas de fato, ele só tá engando e prejudicando ele mesmo. A brincadeira de se exibir com o cigarro e bebendo a longo prazo vai lhe custar muito caro.
Nunca gostei de cigarro. Quando eu tinha essa idade, e alguém fumava perto de mim eu fazia : cof cof cof !!!! Ou passava na frente da pessoa com a mão tapando meu nariz.
O que nunca esperei, talvez por que é algo que ninguém espera, foi me apaixonar por um fumante.
Quando o vi fumar, não me contive, fiz cara feia e ele perguntou: tu não gosta né? Respondi prontamente " não". Conviver com o cigarro foi me superar. Poucas vezes saiu da minha boca " deixe de fumar" . O máximo que saía era " você está fumando mais". Feliz eu ficava quando fumava menos.Mas vale lembrar, que ele evitava fumar perto de mim pra não me incomodar, pra não deixar meu cabelo fedendo e tal.Enfim, ele ajudava.
Fumante odeia quem fica sustentando o papinho " por que você não deixa de fumar" " pára de fumar brother, faz mal" , " vai largar quando esse vício? " O fumante sabe quando começou, sabe que tem que parar e sabe mais ainda, que só depende dele.
Pior ainda é quando os outros acham que você por ser companheiro(a) da pessoa, tem a obrigação de fazer com a pessoa pare de fumar! Né fogo? Eu, as vezes, nessa situação dizia: É. isso é com ele. Ou: ele sabe o que faz.
A fumaça incomoda, deixa o ambiente fedendo, as pessoas próximas ficam fedendo também. A mão do fumante fede, assim, como suas roupas, seu corpo e cabelo. Os dentes ficam amarelos e a boca escurece. O beijo de um fumante é seco.E tem o gosto do cheiro da brasa do cigarro. Feliz aquele fumante que toma banho e escova os dentes e tá novinho. Sem mal cheiro algum. Mas existem fumantes com 20 ou mais anos de vício, que não adianta mais. Sorte minha, meu namorado naquela época ainda não estava ainda nesse estágio.
É contraditório ao repúdio, mas por vezes, achei atraente vê-lo fumar. Não era sempre. Depois de muito tempo, descobri que não era ao ato de fumar cigarro que eu admirava. Era a mão dele.
O movimento da mão quando fumava, quando bebia cerveja, quando tocava o baixo.
E quando levaram a sério a lei, eu comemorei. Não suportava estar num ambiente e respirando toda aquela fumaça de todos aqueles fumantes.
Simone Balbo

Nenhum comentário: